Tour Náutico aos Fiordes.


Duração:
6 a 7 horas.
Dificuldade: Baixa.
Capacidade: Mínimo 4, Máximo 6 passageiros.
Localização: A 50 quilômetros ao sul de Hornopirén.
Horários: Saída 08:00 horas; Retorno 18:00 horas.
Ponto de Encontro: Cabanas Lahuán ou Rampa de Hornopirén (A combinar).
Recomendações: Roupa adequada à atividade e ao tipo de clima temperado, óculos, protetor solar, chapéu para o sol e câmera fotográfica.
Inclui: Guia local, almoço, lanche e translado.


Como parte dos principais atrativos paisagísticos da comuna encontram-se os Fiordes, três importantes formações estruturais moldadas pela passagem de geleiras, deixando como marca uma faixa formada por 37 quilômetros de paredes escarpadas e uma embocadura que permite a entrada do mar, que se junta ao mesmo tempo com a queda de água doce das encostas vizinhas. Estão entre elas os fiordes Comau, quintupeu e Cahuelmó, sendo o primeiro deles o mais comprido e com uma profundidade de 500 m, constituído por fortes inclinações tanto na superfície quanto abaixo do nível do mar; o fiorde Cahuelmó, característico por suas águas termais e reduto de lobos-marinhos, pode ser apreciado durante o percurso.

O Fiorde Quintupeu, o primeiro deles, possui também a impressionante geografia que o cerca, um cenário histórico por ter sido o local em que se escondeu o Dresden, único barco alemão sobrevivente da Batalha das Malvinas no ano de 1915, que além de armas de guerra, levava consigo joias, dinheiro, ouro e objetos de valor, que foram entregues ao barco devido à situação política caótica que a colônia alemã vivia no México. Temendo que fossem saqueados naquela situação dramática e insustentável que se vivia na época, não só os alemães entregaram seu tesouro, mas também todas as famílias de estrangeiros e mexicanos endinheirados que moravam no local; tudo isso foi colocado em uma caixa sob a custódia do comandante da embarcação. No entanto, por ter afundado repentinamente, este tesouro nunca foi encontrado; conta o mito que possivelmente aquele tesouro não tenha sido escondido na baía Cumberland, na Ilha Robinson Crusoé, mas sim que antes de partir o comandante tenha decidido deixar a caixa em sua passagem pelo Fiorde, diante da iminente ameaça dos Navios de Guerra Ingleses.

O Fiorde possui uma entrada estreita e grandes cachoeiras com paredes escarpadas de até 600 metros de altura, onde pode-se ver larícios, entre os quais foram encontrados, nas regiões mais altas, exemplares de mais de 3600 anos, ao lado de carvalhos, loureiros, olmos e carvalhos brancos, e de onde também poderemos apreciar a maravilhosa vista dos vulcões Yates e Hornopirén. A vista do estuário e suas inclinações que caem sobre o mar é algo impressionante e inesquecível.

Ao sul de Hornopirén encontra-se o fiorde gigante Comau, que por sua vez marca o começo do parque Pumalín. Com mais de 68 km, as águas cristalinas do fiorde parecem turquesa, graças aos sedimentos glaciais que o rio Vodudahue lança. Além dos vulcões Yate e Hornopirén, daqui é possível observar as torres congeladas do Vulcão Michinmahuida. Comau é o lar de uma grande colônia de lobos-marinhos, que podem ser vistos brincando nas praias e rochas da costa, ao lado do ocasional grupo de pinguins de Humboldt que visita a área.

 

Itinerário:

Galeria de Fotos


 


Las CabañasProgramas y ActividadesTestimonios







Turismo Lahuan- Cabañas en Hornopiren - Patagonia Verde

Calle Cahuelmo N° 40, Hornopirén / Carretera Austral - Chile - Fono Fax:(56) 065-2217239 Cel: (56-9) 84090231


ACEPTAMOS LOS SIGUIENTES MEDIOS DE PAGO